CRÔNICAS DE MORTE (em produção)
Gênero: Teatro de Animação
Indicação: Público Adulto
Duração: 45 minutos
Sinopse
O espetáculo “Crônicas de Morte” se utiliza de humor e drama para tratar de um tema que poucos querem encarar, a morte.
Esta parte da condição humana dá calafrios na maioria das pessoas só de pensar, mas não temos como fugir dela. Com algumas esquetes queremos levar o público a refletir sobre este tema, e assim conseguir lidar melhor com situações que ocorrem em nosso cotidiano, como a perda de um ente querido, a depressão, a velhice, as perdas de vidas numa guerra, e tantas outras situações referentes ao tema.
Para isso, bonecos e objetos contarão histórias a respeito da Dona Morte, Suicídio, Guerra, Fases da Vida, Velório, entre outras.
Através do teatro de animação, convidamos a todos a descobrir e refletir um pouco mais sobre a morte, para que com essa reflexão possamos cuidar e dar mais valor àquilo que temos de mais importante, a vida.
Justificativa
O tema morte por muitos é evitado ou ignorado, e por outros é motivo de profunda dor, por conta de experiência sofridas em sua vida.
De forma criativa e através do teatro de animação, queremos trazer a reflexão por vezes cômica e outras vezes dramática, mas sempre fantasiosa, este tema tão presente e inevitável em nossas vidas. Com isso, queremos gerar mudanças na maneira como enxergamos e vivemos nossas vidas.
Àqueles que não pensam sobre o assunto, como jovens e adultos tão atarefados com o mundo atual, a proposta é fazê-los medir suas escolhas percebendo que podem priorizar coisas mais importantes, e àqueles que temem refletir sobre o assunto, como idosos e adoentados, a proposta é confortar e fazê-los refletir sobre os pontos positivos da nossa existência.
Técnicas
Neste espetáculo, buscamos utilizar diversas possibilidades e técnicas pesquisadas pela companhia, como a manipulação direta, teatro de sombras e teatro com objetos. Com todas estas possibilidades que só o teatro animado tem, acreditamos que é mais fácil criar imagens que podem tocar o publico de uma forma mais precisa, fazendo-o refletir e perceber pontos do assunto tratado que ele talvez nunca pudesse enxergar sem estas imagens. É uma forma de usar imagens fantasiosas pra tratar de assuntos tão importantes e difíceis de lidar, como neste caso, a inevitável realidade da morte para todo ser humano.