top of page

ZÉ NINGUÉM

 

Gênero: Teatro de animação

Indicação: 12 anos (adulto)

Duração: 70 minutos

 

Sinopse

 

 “Zé Ninguém” é um espetáculo com bonecos que convida o público a entrar no mundo desconhecido de tantos e tantos moradores de rua que vivem no Brasil. Humanos que na maioria das vezes parecem ser de outra espécie, vivendo completamente isolados da sociedade, se tornando praticamente invisíveis aos demais.

 

Á partir de uma incomum árvore no meio de um lixão, acompanhamos a trajetória de um destes moradores, mostrando seu dia a dia pedindo dinheiro ou revirando lixo á procura de alimento e sustento. Imergindo um pouco mais em sua vida, conheceremos seus conflitos com o passado e incertezas quanto ao futuro, se realmente houver algum.

 

Através do teatro de animação, vamos descobrir e refletir um pouco mais sobre a vida de um morador de rua entre tantos outros, a não ser que ele continue a passar despercebido entre nós. Convidamos você, talvez pela primeira vez, a conhecer um Zé Ninguém.

 

 

Justificativa

 

Existe uma grande massa da população vivendo marginalizada. Essas pessoas não têm voz, nem rosto, e geralmente viramos os nossos olhares para não vê-los.

 

Queremos propor discussão e questionamento para que possamos abrir nossos olhos para os problemas enfrentados por estas pessoas, buscando assim gerar ações que possam modificar a realidade da sociedade em relação ao assunto abordado no espetáculo. Mudar a visão irá mudar a atitude, e algo que se costuma ignorar ou tratar com repúdio, poderá ser visto com compaixão.

 

 

Técnicas

 

A história, bonecos e cenário foram criados pelos integrantes da companhia, num árduo trabalho de pesquisa a respeito do tema e de técnicas de confecção.

 

Neste espetáculo, buscamos utilizar diversas possibilidades e técnicas pesquisadas pela companhia, como a manipulação direta, o boneco marote ou puppet, teatro de sombras e teatro com objetos, além da interação dos atores com os bonecos em muitas das cenas. Com todas estas possibilidades que só o teatro animado tem, acreditamos que é mais fácil criar imagens que podem tocar o publico de uma forma mais precisa, fazendo-o refletir e perceber pontos do assunto tratado que ele talvez nunca pudesse enxergar sem estas imagens. É uma forma de usar imagens fantasiosas pra tratar de assuntos tão importantes e difíceis de lidar, como neste caso, a vida marginalizada dos moradores de rua e nossa relação com eles na sociedade.

 

O Cenário é composto em sua maioria por objetos corriqueiros ou literalmente retirados do lixo, como madeira, papelão, papel, embalagens de todo tipo de alimentos, garrafas de vidro, sacos plásticos, entre outros. São todos transformados pela companhia e usados pra formar o ambiente que nos levará mais próximo á vida marginalizada de um morador de rua.

 

Apresentação Espetáculo "Zé Ninguém"

Pequeno vídeo do espetáculo "Zé Ninguém" da Viralarte Ci. Teatral, apresentado em Diadema no dia 26/09/2014.

bottom of page